Túnel Verde da Lapinha

Túnel Verde da lapinha

Uma estrada incrível, com muita história e paisagens cênicas, para você registrar sua foto e publicar nas redes sociais para seus amigos pensarem que você está passeando pela Europa. É assim a estrada da Fazenda Fidalgo.

Além da beleza cênica, essa estrada tem também muita história. Por ela já passaram Dom Pedro II, os bandeirantes Fernão Dias e Borba Gato, dentre outros. É parte da Estrada Real, sendo denominada Estrada Real do Sumidouro.

A Bandeira de Fernão Dias, que subiu o Rio das Velhas a procura de metais e pedras preciosas, partiu de São Paulo em Julho de 1674, chegando à região do Sumidouro em 1675. A região foi palco de eventos como a execução de José Dias, levado à forca a mando do pai, Fernão Dias, por conspiração; e o assassinato do fidalgo espanhol Dom Rodrigo Castelo Branco em um fatídico confronto com Borba Gato.

Dom Rodrigo Castelo Branco havia sido nomeado Administrador Geral das Minas em 1681, fato que resultou em uma disputa com Borba Gato, que via o fidalgo como um usurpador das conquistas da Bandeira de Fernão Dias. Ainda existe uma cruz na região da Fazenda Fidalgo que demarca o local onde Dom Rodrigo foi sepultado.

Os registros da ocupação e do estabelecimento da Fazenda Fidalgo indicam que a mesma antecede o ano de 1728. Dentro de seus limites se encontra a Capela de Sant’Ana edificada em 1745, sendo um bem material tombado pelo Município. É um local de notável importância histórica, abrigando elementos que remetem aos primórdios da ocupação e colonização do Estado de Minas Gerais.

Capela de Sant'Ana
Capela de Sant'Ana

Mas a principal atração e a mais cênica e procurada para fotografias é o Túnel Verde da Lapinha, um trecho arborizado, onde as árvores formam um túnel com cerca de 1,1 quilômetro de extensão, completamente fechado, atravessando fazendas de gado e cavalos.

Veja abaixo um vídeo com imagens da estrada e do Túnel feitas durante passeio de moto pela região:

Túnel Verde da Lapinha