É comum em quase todo o Brasil as pessoas acenderem fogueiras durante as festas juninas. De acordo com as crenças pagãs, as fogueiras servem de proteção contra os maus espíritos. Mas também homenageiam os santos juninos na vertente religiosa das celebrações. Fogueiras são acesas para Santo Antônio, em 13 de junho, São João, no dia 23 de junho e para São Pedro, em 29 de junho.
Acender uma fogueira pode ter caráter cultural, sacro, místico, folclórico e ter muito simbolismo para diversos povos ao redor do mundo. Mas no Sítio Roda d'Água já virou tradição aos sábados à noite acendermos uma fogueira e assarmos batata doce para os hóspedes. Alguns deles também trazem marshmallow para assar sobre as brasas.
A batata doce
Uma lembrança da infância - quando as fogueiras das festas juninas estavam quase apagando e restando apenas brasas, colocávamos batatas doces sob a areia e esperávamos assar. Ficavam deliciosas.
A batata doce é um alimento rico em fibras alimentares, proteínas, vitaminas A, E, C e do complexo B. Fornece também minerais como o cálcio, zinco, magnésio e potássio, tem baixo teor de gordura, e é fonte de antioxidantes, como o beta caroteno e antocianinas.
No Sítio Roda d'Água, recuperamos essa tradição, mas não apenas durante as festas juninas. Os hóspedes podem degustar o legume todos os sábados, quando o clima ajuda, claro.
O marshmallow
Uma tradição norte-americana que foi adotada também no Brasil, os hóspedes, avisados com antecedência, trazem marshmallows para assar na fogueira. Ele é colocado na ponta de um graveto ou espeto e aquecido rapidamente, criando uma casca caramelizada com um camada líquida, derretida por dentro. De acordo com preferências individuais, o calor aplicado pode variar de uma leve tisna até a combustão da camada exterior, e o marshmallow tostado pode ser comido inteiro ou somente a "casca", sendo o restante tostado novamente. Outra variação, conhecida popularmente é consumir os doces tostados junto com chocolate entre biscoitos. Uma delícia.